Pesquisar este blog

26 de abril de 2013

Sugestão de destino: Estocolmo (ou Stockholm)

Sempre tive uma grande simpatia pela Suécia e uma das minhas grandes amigas de quando morei em Londres era de lá, o que me fez ficar ainda mais interessada pelo país.

Tive a oportunidade de ir visitar Estocolmo em 2008 e fiquei hospedada justamente na casa da minha amiga! E minhas expectativas foram superadas, a cidade é linda, o povo é muito simpático (e bonito!!!), a comida é gostosa, a cidade tem museus incríveis, o que eu podia querer mais??

Resolvi escrever sobre esse destino, muitas vezes não pensado pela maioria dos viajantes mas que vale muito a pena, porque meus pais estão indo por aqueles lados e achei que podia deixá-los ainda mais animados. 


Pelas ruas da cidade velha com a bandeira da Suécia
Passei 5 dias na cidade o que foi suficiente para conhecer bem os principais pontos turísticos. A centro da cidade é onde fica a parte velha e as ilhas, sim Estocolmo é formada por várias pequenas ilhas, e caminhar pelo centro é um passeio super agradável.



Andar e ir explorando a cidade foi meu passeio favorito, gosto de ver como as pessoas se vestem, se olham, acho que sempre é uma forma de começar a entender a cultura do lugar... 


Esse leão fica nas ruas do centro para impedir que os carros passem. Achei lindinho!



Prefeitura de Estocolmo
Fui conhecer o Museu Nacional e apesar de ter pouco tempo, gostei bastante de dar uma geral por lá! Vale a pena se você tiver tempo!


Essa era a minha cara de felicidade sempre!
Um dos melhores passeios que fiz foi de barco para conhecer a cidade do mar! Valeu muito a pena ver as casas, os parques e como tudo é integrado! Fui no outono, estava um pouquinho frio, aconselho esse passeio num dia de sol! Na verdade, não vá para a Suécia no inverno, o frio é grande o dia curto com poucas horas de sol.

É comum por lá os moradores terem barcos para passear no fim de semana.
Outro passeio imperdível é ir no Vasa Museum! Um lugar diferente, onde tem um barco viking gigante que naufragou e foi resgatado quase intacto e onde você pode conhecer um pouco da história da Escandinávia e seu período de grandes navegações. Valeu muito a visita! 


Essa é a minha amiga Marjie que me acompanhou nessa viagem!

O barco lindão!


Sempre gostei muito de comida japonesa e uma das minhas amigas suecas me indicou o Raw, um restaurante moderno e delicioso, com um salmão bem fresquinho! Valeu a indicação e por isso estou dividindo aqui com você. 

Além de excelente comida o lugar é mega descolado! 
Falando em comida... Uma das minhas grandes descobertas gastronômicas por lá fui uma torta scrumble (com pedacinhos de massa) de maça com creme inglês (um creme de baunilha deli!!)! Experimentei num café no primeiro dia e depois não parei mais de pedir! Até descobrir que é uma sobremesa bem comum por lá.

A foto ficou péssima mas queria mostrar esse delícia aqui: Scrumple Apple Pie 
Outro passeio que adorei fazer foi ir no Drottningholm Palace, o palácio lindo da família real sueca! Preciso dizer que não sei como chega lá porque tive a sorte de ter sido levada de carro pelo marido da minha amiga mas no link tem mais detalhes que pode ajudar quem estiver programando a visita. Vale a pena! 




Os jardins são maravilhosos! Passaria mais tempo andando por lá, eu amo o outono e ver as árvores com as folhas amarelas caindo! Acho que isso fez o lugar ficar ainda mais charmoso. Imagino que na primavera também seja maravilhoso.

Não é de se apaixonar por esse lugar? Jardins do palácio real.
O metro  de Estocolmo é mega organizado, mas o que mais me chamou atenção é que temos a sensação que estamos num túnel de pedra, rústico mesmo. Ele tem muito charme, justamente por ser diferente dos outros metros que já estive (normalmente frios). O mais legal são as esculturas que tem nas paredes! Aproveitei para dar um beijinho nessa cidade que amei!

Beijo para você que ficou com vontade de conhecer Estocolmo!
Atualizando: Também escrevi um post sobre a experiência no Icebar da Absolut em Estocolmo, entra lá!




Nenhum comentário:

Postar um comentário