Pesquisar este blog

22 de novembro de 2012

Roteiro de viagem: Itália

Sou uma viajante feliz, amo quase todos os lugares que vou! Então imagina a minha alegria na Itália? Sempre gostei de ir para lá e já fiz alguns roteiros diversos, mas acho que ess foi a melhor viagem. Fiz com minha família, pais e uma irmã, e essa viagem só não foi melhor porque faltou Mirella, a outra irmã.

Como planejadora oficial das viagens familiares, organizei tudo com a validação do roteiro por mamãe  que sempre quis conhecer a Itália, e nada melhor do que passar pelas principais cidades para que ela ficasse com uma excelente impressão do país ( objetivo alcançado! Ela amou!! Rs).

A viagem durou ao todo 20 dias, mas antes fomos para a Espanha (Madrid, Toledo e Barcelona) e na Itália mesmo ficamos 10 dias.

Roteiro: Roma - Assis - Arezzo - Firenze - San Gimigniano - Siena - Firenze - Sirmione - Verona - Veneza - Milão


Voamos de Barcelona para Roma onde ficamos 3 dias, o que não é muito para uma cidade grande mas é tempo suficiente para ver os principais pontos turísticos da cidade e comer bastante. Vou falar bastante da comida porque sem dúvida, viajar pela Itália é fazer uma viagem gastronômica! 

Fontana di Trevi - Meu lugar favorito em Roma!
 Alugamos o carro em Roma de onde seguimos para Assis, cidade escolhida por mamãe já que ela é devota de São Francisco de Assis. A cidade é bem pequena mas a igreja é bem linda! 

Igreja de Assis
Passamos pouco tempo lá e decidimos parar em mais uma cidade no caminho para Firenze, como não tínhamos planejado essa segunda parada acabamos escolhendo Arezzo. Não achei nada demais a cidade, bem pequena e como chegamos um pouco depois do almoço estava tudo bem calmo e com pouca vida nas ruas. Talvez não tenha dado sorte no dia e hora que chegamos na cidade, mas mesmo assim não indico parar. 

No mesmo dia chegamos em Firenze, cidade que eu amo! Engraçado que sempre falaram muito dela e a primeira vez que fui achei que era uma cidade bonita mas super valorizada, fui conhecendo melhor e acabei indo para lá outras vezes e me apaixonei! Gosto do clima agitado, das pessoas na rua, a linda arquitetura da cidade, o Duomo, a gastronomia, enfim, virou amor! E com amor ninguém brinca....rs 

Ponte Velha em Firenze! 
Passamos um dia passeando pela cidade e visitando os pontos turísticos. O Uffizi é o museu mais famoso da região e conseguir comprar as entradas é bem difícil, sugiro a compra antecipada na internet. O problema que acabei comprando para as 14:00 e fomos depois de almoçar e tomar muito vinho, conclusão fizemos um tour a jato no museu porque estava todo mundo mole...rs Vale a visita anyway!

No dia seguinte seguimos para San Gimigniano, uma das grandes surpresas da viagem. Não conhecia a cidadezinha e fui por indicação de Ana, uma amigona, que me conhece bem e disse que eu ia amar o lugar! Um dos lugares mais charmosos que fui, uma vila murada, com ruas estreitas, num lugar alto, andamos pela cidade, compramos queijos e paramos para tomar um espumante numa praça movimentada. Uma manhã muito agradável sem dúvida! 

Pelas ruas de San Gimigniano

Meus pais no praça central de San Gimigniano
De lá seguimos para Siena, também já conhecia a cidade, ela tem uma praça central com um formato diferente e lá acontece o Palio, um evento onde eles correm com os cavalos (não me perguntem as regras que não sei explicar). Vale a parada nessa cidadezinha, acho que é uma das mais conhecidas da Toscana.

Siena

Catedral de Siena
Voltamos para dormir em Firenze, acho que isso nos ajudou um pouco, apesar de ficar indo e vindo acho que não ter que carregar malas e dormir no mesmo lugar mais de uma noite ajuda a descansar mais. Tive medo de ficar cansada demais, mas funcionou bem assim! E também não dirigia sozinha, sempre revezava com meu pai, na verdade ele dirigiu mais que eu! rs

Vista da estrada
No outro dia seguimos para o norte! Tinha decidido dormir em Verona, que ficava no caminho para Veneza e que também seria mais barato do que dormir por lá, além de que sabia que o estacionamento para deixar o carro antes de chegar em Veneza sairia muito caro.

Antes de parar em Verona, mais uma grande indicação de Ana, paramos em Sirmione, uma cidade linda que fica na margem do Lago de Garda! Sempre tive  vontade de conhecer os lagos da Itália mas não tinha tido a oportunidade. O lugar é sensacional! Almoçamos por lá num restaurante na beira do lago, tomamos um vinho delicioso e comemoramos mais um dia feliz da viagem! Achei que já tinha aproveitado bem o lugar quando decidimos alugar uma lancha para fazer uma passeio pelo lago e esse sim foi o ápice do dia! Sol forte, dia lindo, água azul - esverdeada! Amei muito e valeu cada centavo!!

Entrada de Sirmione
Vista de Sirmione no passeio de barco

Fomos para Verona e no finalzinho do dia já corremos para conhecer a casa de Julieta! O lugar é romântico mesmo sendo um lugar fictício, fora isso a cidade tem um centro agitadinho e um grande teatro que não deu tempo de conhecer. 

Casa de Julieta em Verona
Próximo dia: Veneza!!!! Decidimos ir de trem para pode ir mais tranquilos e não nos preocupar muito com o carro, como éramos 4 pessoas acabamos pagando bastante nas passagens (as únicas que eu não tinha comprado com antecedência....) mas no final até o passeio de trem foi divertido.

Veneza - vista do passeio de gôndola
Nem preciso dizer que amamos o dia em Veneza (sim, também conhecia a cidade mas também adoro andar por lá). Logo no começo do dia compramos uma garrafa de espumante e saimos bebendo pelas ruas, alegria na certa! Andamos pelos canais, fomos na piazza San Marco, andamos de gôndola (esse é um passeio bem caro, 80 euros, mas acho que vale a pena, desde que vc não esteja sozinha!). Decidimos não parar para almoçar num restaurante para aproveitar bem o dia e deixamos para jantar bem em Verona antes de ir para o hotel dormir.

Último dia na Itália e fomos para Milão pegar o nosso vôo de volta para Madrid, de onde voltaríamos para casa! Para poder aproveitar o dia acordamos bem cedo e fomos direto para o centro para ver a Catedral, o principal ponto turístico da cidade. Ficamos andando por ali mesmo, paramos para tomar uma cervejinha (vocês não tem ideia do calor que estava fazendo), fomos na Galeria Victorio Emmanuelle. Como nosso vôo saía no dia seguinte às 5:00 da manhã, decidimos ficar num hotel fora da cidade do lado do aeroporto para não termos problemas de chegar!

Cara de besta em Milão!

E assim acabou a nossa viagem!

Algumas dicas que podem ajudar quem for fazer uma viagem parecida:

- Fiz todas as reservas de hotel aqui no Brasil utilizando o Booking antes de ir, planejar bem a viagem antes fez com que tudo desse bem certo e não tivemos problemas com absolutamente nada.
- Todos os hotéis, com exceção de Milão, ficavam no centro e isso ajudava muito porque fazíamos tudo a pé.
- Reservei o carro aqui no Brasil também, achei o aluguel do GPS muito caro e acabei comprando um mapa das estradas da Itália e assim seguimos toda a viagem. A única dificuldade que tivemos foi entrar e sair das cidades grandes, mas mesmo assim, nos viramos super bem! Como sou mega comunicativa, muitas vezes parava para pedir ajudar e deu tudo certo!
- Cuidado com as regras do trânsito, preciso dizer que depois da viagem tive que pagar duas multas, uma na estrada porque entramos errado no pedágio para quem tinha o "sem parar" e papai resolveu dar ré e outra por rodar no centro de Firenze quando é proibido entrar de carro por lá!!! rs.... #micosdeviagem
- Beber nessa viagem é inevitável, sempre planeje fazer isso no final do dia e pense nisso quando for escolher os lugares para dormir.

Atualização: Fiz recentemente um post com dicas de hospedagens na Itália, clica lá para mais informações.

Deixem comentários com dúvidas e sugestões. Fico muito feliz em ler o que vocês escrevem!


13 comentários:

  1. OI tudo bem! Qual foi a data que fez esse roteiro?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Fiz esse roteiro em Maio e tivemos muita sorte porque o clima estava ótimo! EStava até bem quente!
    Abraço, Ingrid

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o seu roteiro. Estou pensando em faze-lo.
    Vou pela primeira vez para Italia, mas tenho interesse em conhecer a Costa Amalfitana.
    Voce acha que vale? Tem muita coisa para conhecer, acho que terei que deixar algo para uma próxima.
    Vou ficar uns 15 dias.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno!
      Estive em Sorrento na Costa Amalfitana e adorei! Fiz um post dando uma sugestão de roteiro:
      http://luigginomundo.blogspot.com.br/2012/10/planejando-viagem-das-amigas.html
      Acho 15 dias pouco tempo para fazer os dois roteiros! Escolha as cidades que você tem mais vontade de conhecer e priorize!
      Boa viagem! :)

      Excluir
  4. Olá Ingrid, tudo bem? Achei super legal o teu blog e aproveito para me apresentar.. meu nome é Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 10 anos na Itália, sou formada em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catania em Sicília. Trabalho como consultora de viajem na Itália e sou em grado de oferecer serviços turísticos em toda Itália.. Confere o meu site: http://www.touristico.it
    Qualquer coisa você possa necessitar basta me contatar,
    Grande abraço,
    Ana Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Que bom que você gostou do meu blog! :)
      Seu contato aqui nos comentários pode ajudar algum viajante.

      Abraço, Ingrid

      Excluir
    2. Oi querida, com certeza, estou a tua disposição. Tenho ótimas referências.. damos toda assistência possivel dentro da Itália e isso sempre dando o melhor preço para o cliente :) grande abraço,
      Ana Patricia,
      www.touristico.it

      Excluir
  5. Saudações Ingri gostei da sua viagem vou em maio já tenho a passagem comprada vou por milão e voltou por roma assim já escapo de retornar ao mesmo ponto.

    Gostaria que vc desse uma olhada e umas dicas no meu roteiro:

    1º Dia Chegarei por volta das 11:15 Sexta-feira
    CIDADE: MILÃO
    Caminhar pela cidade

    2º Dia
    CIDADE: MILÃO
    Conhecer o Duomo , galeria Vittorio Emanuele

    3º Dia
    CIDADE: MILÃO/TORINO
    Passear de barco turístico para conhecer o Lago Di como

    4º Dia
    CIDADE: VENEZA
    Passeio de gondola
    Piazza San Marco,Basilica de San Marco,Campanário de San Marco,Ponte Rialto,Ponte dos suspiros,Palazzo Ducale

    5º Dia
    Conhecer as ilhas de murano e burano e torcello

    6º Dia
    CIDADE: VERONA
    Visitar:
    Arena,Casa da Julieta e Lago di Garda,Castelvechio

    7º Dia
    CIDADE:FIRENZE
    Visitar:
    Ponte vecchio,Duomo Di Firenze,Basilica de Santa Croce e Galeria Uffizi se der tempo

    8º Dia
    CIDADE:FIRENZE
    Em Pisa e Lucca

    9º Dia
    CIDADE: CINQUE TERRE

    10º Dia
    CIDADE: ROMA
    Visitar:
    - Pantheom
    - Piazza di Spagna
    - Piazza di Navona
    - Piazza del popolo
    - Fontana di Trevi

    11º Dia
    CIDADE:ROMA
    VISITAR:
    -Coliseu
    -Fórum Romano
    -Arco de Constantino
    -Circo Massimo
    -Palatino
    -San Pietro

    12º Dia
    CIDADE: POMPÉIA
    Visitar
    Ruínas

    13º Dia
    CIDADE: CAPRI
    - Caminhar por Sorrento
    - Pegar o barco para Caprio –duração da viagem 25 minutos;
    VISITAR A GRUTA AZUL OU GLOTA AZURRA

    14º Dia
    CIDADE: ROMA
    Visitar:
    -Vaticano ( Museus e Basílica)
    -Castel Sant´Angelo


    Como vou embora na madrugada do dia seguinte optei por fechar o última dia de viagem em roma visitando o vaticano.

    E veneza é uma data crucial para mim, pois irei chegar numa sexta-feira e o meu aniversário é na segunda-feira e quero passar meu niver em veneza, aí tive que modificar o roteiro.

    Queria visitar a ferrari em modena, mas acho que não dá espaço neste roteiro, pois observei que o transporte lá é bem escasso.

    Tem o museu egípcio e do cinema em turim queria visitá-los também, mas acho que não dá tempo.

    Não faço questão de museus com exceção do egípcio e o do cinema.

    Penso em usar um segway em milão e roma para economizar as pernas e conhecer mais lugares em menos tempo !

    Irei fazer o percurso sozinho, pompéia é muito perigosa ?

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu roteiro é bem completo mas lembra que tem muitos lugares e alguns deles com pouco tempo.

      Se você quer ir em Uffizi aconselho a comprar o ingresso antes. Ele sempre fica lotado. Se você não gosta de museus, leia um pouco sobre ele antes de ir porque Firenze é uma cidade muito gostosa de ficar passeando.

      A Itália em geral é segura! Fui em Pompeia e não achei perigoso, mas tenha sempre cuidado com a carteira e câmera.

      Espero ter ajudado!

      Abraço, Ingrid Luiggi

      Excluir
  6. Ola Ingrid,td bem?
    amo acompanhar suas viagens...
    Será que na ultima semana de agostoa ainda está muito quente em Roma?

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que você gosta das minhas viagens!
      Em Agosto normalmente ainda é bem quente na Itália.

      Como o tempo tem ficado bem maluco, vale acompanhar pelo weather channel.

      Boa Viagem!

      Ingrid Luiggi

      Excluir
  7. oi Ana! estamos para fechar um pacote para a Italia na primeira quinzena de outubro, vamos eu, meu marido e minha filha de 2 anos.o clima ainda é agradavel nesse periodo??vc acha que tem alguma restrição ou que dá pra conhecer os lugares tranquilamente com ela?já viajamos bastante com ela ainda de colo....mas nunca viajamos pela Europa, alguma dica especial??ainda estamos escolhendo o roteiro!!!obrigada amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, as msgs não chegam no meu email, por isso não tinha visto o teu comentário, se ainda precisar de algo, me escreve: anapatriciadasilva@touristico.it grande abraço, Patricia

      Excluir