Pesquisar este blog

28 de outubro de 2012

Istambul: Amor à primeira vista

Aproveitando o momento Salve Jorge que está todo mundo amando ver as cenas de Istambul. Decidi contar aqui a maravilhosa experiência que tive nessa cidade.
Tenho mania de tirar foto dos meus pés com o nome das cidades que vou! Literalmente, por onde andei!

Estive lá no final de Maio, a temperatura era agradável mas ainda fresquinha comparando com os outros lugares que fui na mesma viagem.

A primeira surpresa foi ver do navio aquela linda cidade cheia de mesquitas com grandes minaretes. Fiquei encantada e pulava de alegria! Sabia que o que vinha pela frente não ia me descepcionar.

Como erámos muitos (11 pessoas) optamos por contratar um guia local para nos acompanhar e mostrar toda a cidade e não nos arrependemos. Esse guia foi indicação de uma tia que tinha ido fazer o mesmo passeio no ano passado. O passeio começou as 8:30 quando o Alp já estava no porto nos esperando! A primeira parada foi na Hagia Sophia, uma mesquita linda!!!


Entrada, só sem sapatos!
Para entrar, temos que tirar os sapatos! E apesar do lugar ser limpo tem um cheiro de chulé gigante! Outro ponto importante, as mulheres precisam cobrir a cabeça (sempre ando com um lençol na bolsa para não deixar de entrar nos lugares). Também não se pode entrar de bermuda e com os ombros de fora.


O lugar das orações é isolado e duas vezes por dia a mesquita fica fechada para que as pessoas possam entrar para rezar nesse tapetão com esse lustre lindo!



Segunda parada: Mesquita Azul! Um dos lugares mais visitados de Istambul! Uma lugar lindo também e bem diferente das coisas que já tinha visto, na verdade, existem muitas coisas parecidas com o Marrocos,mas isso é assunto para outro post.


Sim , a mesquista azul não é azul por fora e sim por dentro com todos os mosaicos e símbolos ali existente. O lugar é mega imponente por dentro e passa uma paz grande apesar da quantidade de gente que tem por ali. Vale a pena subir e conhecer os mosaicos feito em ouro que ali se encontram.
Aqui não precisamos tirar os sapatos :) (o lugar era mais cheiroso também!).






O post está ficando gigante mas quero mostrar mais coisas de Istambul para vocês. Saimos de lá e fomos no Palácio Topkapi! Tinha visto em vários guias e também em um livro que tinha lido sobre a cidade que era um lugar imperdível e por isso fiz questão de ir lá também. O lugar é lindo e foi construído para sutões otamanos vivessem com as suas inúmeras mulheres. 
O lugar surpreende desde a entrada!


Eu e Tainá, minha irmãzinha!



O palácio tem bastantes cômodos que estão separados pela grande área. Vale a pena gastar um tempo por lá conhecendo tudo.


Vista do Rio Bósforo do Palácio Topkapi


Próxima parada: o almoço que estava incluso no nosso passeio. Eram pratos prontos mas podemos provar uma salada típica e um kebab bem gostoso. Também provei a cerveja turca Efes, que achei bem gostosa! Não sou uma especialista em cerveja mas gosto sempre de provar as cervejas locais :)


Para mim uma das maiores surpresas foi conhecer a cisterna. Entramos por lá numa escadinha pequena e lá embaixo era um lugar enorme, com pouca luz e bem úmido (claro, é um lugar para guardar água...rs)! As fotos não ficaram muito boas por causa da falta de luz mas vale muito a pena ir até lá.



Segue abaixo o mapa de onde fica a cisterna. Ela fica muito próxima dos principais pontos turísticos da cidade.
   
                                


Informações adicionais:

Guia local: Alp ou Baskut
Preço: 75 euros/pessoa (incluindo almoço)
Almoçamos no Khorasani

Obs.: Antes de ir li um livro chamado Istambul de Orhan Pamuk, que fala bem da cidade e despertou o meu interesse por essa cultura tão diferente! Indico para quem quiser conhecer um pouco mais.

23 de outubro de 2012

Experiências de Viagens: Kissing Fish - Santorini


Nas minhas últimas férias, em Maio, na viagem de navio que fiz com a minha família passamos um dia em Santorini! Sempre fui louca para conhecer a Grécia e esse foi um grande começo!

O esquema do navio é bem sossegado e não tivemos muito tempo na ilha, foram aproximadamente 4 horas para dar uma volta por lá mas mesmo assim amei! Coloquei uma fotos para mostrar um pouquinho da beleza do lugar.




Uma das coisas mais divertidas que fizemos nessa viagem foi experimentar o kissing fish! Tinha diversos lugares para fazer e acabamos (eu e minhas duas irmãs) escolhendo o mais bonitinho deles. Uma sozinha já cai na risada com facilidade, imagina as três juntas? Foi gargalhada na certa! 


No começo achei meio nojentinho, os peixes comem as peles mortas do seu pé mas depois de perguntar como funcionava para a recepcionista do lugar e ela explicar que não tinha problema nenhum de pegar doenças e que tínhamos que lavar muito bem o pé antes de colocar no aquário, achei que não ia ter problema.




A sensação é ótima! Parece que tem uma pessoa fazendo cócegas no seus pés e os peixes ficam enlouquecidos beliscando as peles...

O melhor de tudo é sair com o pé lisinho e a barriga doendo de tanto rir!

Valeu a experiência e indico para quem for em Santorini! 

Endereço:
Fira Santorini, 84700 Thíra, Kikladhes, Greece 

Páginas:
Facebook
TripAdvisor

21 de outubro de 2012

Travel without a map

Porque muitas vezes o que vale nas viagens é se perder, estar aberta a novas experiências para conhece um mundo diferente!

Por melhor que seja ter um mapa na mão (sou a louca dos mapas, adoro!!) ficar perdida muitas vezes revela grandes surpresas.

Fonte: Pinterest: motherlanddesign.com

16 de outubro de 2012

Cidades que amo: Madrid

Sendo Madrid uma das minhas cidades favoritas no mundo, não podia demorar muito para escrever sobre ela por aqui. Quem me conhece sabe o tanto que gostei de morar por lá, a cidade que escolhi fazer minha pós em Marketing e por isso fiquei o ano de 2008. Depois de ter criado raízes, não consigo ficar muito tempo longe e ano passado voltei nas férias para matar a saudade dos amigos e da cidade que me traz boas lembranças. Esse é um post para dar algumas dicas gerais dos principais pontos turísticos da cidade.

Parque do Retiro 
Um dos meus lugares favoritos em Madrid! Para mim, um dos parques mais bonitos da Europa! Lugar gostoso de caminhar e curtir o lugar.

 
Essa foto nem é a melhor de todas mas era a melhor que eu tinha do Palácio de Cristal! rs...
Uma das agradáveis surpresas do parque é o Palácio de Cristal, um lugar mais tranquilo e lindo! Vale dar uma caminhada até lá e ficar sentada vendo o tempo passar na frente da fonte. 
Puerta de Alcalá
Fica bem próxima da entrada principal do Parque do Retiro, e era uma das cinco portas reais de acesso a Madrid (viva o Wikipedia!!!).
Plaza Mayor 

Foi construida no século XVI e já foi um mercado central (a ideia aqui não é contar a história dos lugares, por isso sempre recorro à Wikipedia) e hoje é uma linda praça.
No verão tem vários restaurantes com as mesinhas do lado de fora. Os preços são caros e a comida nem sempre boa... Sempre bom avisar! 

Cibeles e Prédio dos Correios

Lugar das comemorações de Madrid (manifestações políticas, festas do Real Madrid, eventos culturais, o que você imaginar!),  Cibeles é um monumento no meio de uma rotatória bem no centro de Madrid. Para mim uma das grandes surpresas da arquitetura da cidade. Acho essa região tão imponente....


14 de outubro de 2012

Sugestão de Destino: Maragogi

Uma das minhas praias favoritas do litoral brasileiro! Lugar onde passei muitos finais de semana com minha família, brincando com minhas primas, bebendo em alto mar com meus pais, tios e amigos e me divertindo bastante!

Acabei de voltar de lá, onde passei o meu feriado! Não vou com a frequência que gostaria mas sempre que vou me impressiono com a cor daquele mar lindo! Por isso me deu uma vontade grande de sugerir esse destino aqui para quem quer descansar, ver um mar lindo e andar de barco.


Como fico na casa do meu avô e por isso nem consigo falar sobre minhas experiências nas pousadas e hotéis da região, o que posso dizer é ficar longe das vilas e ficar nos lugares mais desertos mesmo.

Um hotel da região bem conhecido é o Salinas que tem uma grande estrutura e é bem confortável! Já fiquei nele há uns anos atrás e valeu a pena!

O passeio imperdível é ir de barco para as praias em alto mar e passar o dia por ali bebendo, vendo peixinhos e tomando um bom banho de mar! Não gosto desses barcos gigantes cheio de gente, por isso se tiver a oportunidade de alugar um barco melhor, vale a privacidade! 

8 de outubro de 2012

Planejando a viagem das amigas - Roteiro Costa Amalfitana

Sempre gostei de planejar viagens e agora além de planejar as minhas eu planejo as das minhas amigas também!

Em setembro, três grande amigas (Jenny, Pomper e Cibele) foram para a Paris e Itália e não sabiam muito para onde ir por lá. Comecei a pesquisar e a me meter literalmente na organização da viagem delas e o roteiro ficou ótimo! Modesta, né? Mas pelas fotos e por toda a animação, elas gostaram de verdade. E quem não ama a Itália?

O melhor é que fiz um roteiro com vários lugares que não conheço e que já estão na minha lista de desejos de lugares para ir! 

Em Maio fiz uma viagem de navio com minha família (esse é assunto para outro post) e paramos em Nápoles de onde fomos conhecer Pompéia e depois Sorrento. Amei essa cidade tão pequena e charmosa e fiquei morrendo de vontade de voltar e conhecer melhora Costa Amalfitana.

Vista da estrada chegando em Sorrento

Centro de Sorrento
Dai surgiu a ideia do roteiro, que ficou assim:

Napoles - Pompeia - Sorrento - Positano - Ravelo - Capri 

Elas passaram ao todo 5 dias passeando de uma cidade para outra mas instaladas em Sorrento.

Alugaram o carro em Napoles e sairam de lá direto para Pompeia para conhecer as ruinas da cidades destruída pelo vulcão Vesuvio. É um passeio no mínimo interessante!

Depois que voltaram, Jenny disse a melhor opção teria sido ir de trem para Sorrento de lá alugar o carro por dia para ir para as outras cidades quando quisessem se movimentar, porque passaram 3 horas e meia para estacionar no primeiro dia!!! Mas o que eu queria mesmo falar aqui foi como planejamos a viagem depois de definido o destino.


Não vou conseguir retratar as maravilhas que elas viram, quem sabe mais para frente eu mesma não conto como são essas cidades?

O que queria escrever nesse post é como planejamos esse roteiro e os hóteis.

Algumas dicas para planejamento de uma boa viagem:


1. Defina as cidades que você quer conhecer. Se não souber as cidades, pesquise o país e a região que você tem interesse.

2. Veja a distância entre elas e qual vai ser o transporte utilizado internamente. Se a viagem for de trem ou ônibus sempre é bom ver o tempo e o custo dos trechos. O site da Eurail tem boas orientações de como se movimentar de trem pela Italia e outros lugares da Europa.
3. Para escolher os hóteis, se não conheço o lugar, pesquiso no mapa o centro da cidade, onde estão os pontos turístico (dependendo do lugar as vezes quero ficar longe deles...rs) e pesquiso no booking.com para ver as fotos dos lugares e preço. Antes de fechar também verifico o trip advisor para ver o que os hóspedes que já ficaram ali falam do lugar. Sempre funciona e normalmente consigo bons lugares dentro do que estou disposta a pagar. 
4. Leio bastante sobre as cidades antes de ir! As vezes nem consigo ver tudo que quero mas pelo menos sei o que tinha para ver e fazer naquele lugar e posso escolher.


Para mim a viagem sempre começa quando eu começo a planejar! E no caso das férias das minhas amigas, como eu não podia ir com elas (já tinha tirado férias esse ano) planejar junto foi uma forma de ter participado e curtido esse momento!

E enquanto não tenho planos para grandes viagens nos próximos meses, vou planejando as viagens dos outros....rs 

Escrevi um post do roteiro da Itália que fiz com meus pais, se você está procurando uma opção vale a pena entrar lá também.


5 de outubro de 2012

Experiências em Viagens: Jogo do Real Madrid no Santiago Bernabeu


Acho que mais que conhecer lugares turísticos, viajar é viver novas experiências! Sempre procuro fazer algo bem típico do lugar mas que seja diferente do que costumo viver no Brasil! Vou dividir com vocês as minhas melhores experiências em viagens.

Estar em Madrid por tanto tempo (para quem não me conhece, morei um ano lá em 2008) é respirar futebol de alguma maneira. Sempre gostei de assistir jogos importantes e principalmente de ir a estádios ver aquela multidão gritando pelo seu time!

Não pude deixar de ir ao Santiago Bernabéu assirtir um jogo do Real Madrid, na verdade fui duas vezes!

O primeiro foi num jogo Real Madrid x Valencia que fui com um amigo das minhas companheiras de piso e torcedor fanático do Valencia. Para minha sorte o Real Madrid deu show e fez muitos gols (4x0) para que eu pudesse gritar com a torcida local, para desespero do meu amigo!

                                
                                           Olha a cara de felicidade antes do jogo começar! 

O mais engraçado do jogo é ver a quantidade de turístas que estavam ali como eu, para ver de perto o Real Madrid jogar.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a tranquilidade para chegar no estádio, sentar, comprar bebidas, tudo na maior paz sem a confusão que eu estava acostumada nos jogos do Náutico em Recife...rs

No segundo jogo a experiência foi diferente, um dos meus melhores amigos espanhol, Carlos é mega fã do time e tem uma cadeira cativa no estádio e foi onde fui parar para assistir o jogo dessa vez!O jogo era Real Madrid x Numancia. Esse era mais cheio com a torcida completa e a gritaria que eu queria ver! Mais uma vez o Real Madrid fez 4 gols e gritei bastante!

                                
                                  Eu e Marjie, minha amiga salvadoreña no meu segundo jogo! 

Se vocês gostam de futebol e tiverem a oportunidade de ir assistir um jogo do Real Madrid, não deixem de ir! Vale muito a pena!!! 

E todo mundo pergunta, por que você não foi assistir Real Madrid x Barcelona. Porque esse jogo todo mundo quer ir e os poucos ingressos disponíveis custavam mais de EUR 1.000!!!!! 

Ano passado nas minhas férias quis levar o meu pai para conhecer o estádio e como não tinha nenhum jogo enquanto estávamos lá, acabamos dando uma volta por fora mesmo e indo até o restaurante que dá para ver o estádio por dentro. 
Vista do restaurante!
Outra opção é fazer o tour no estádio que eles tem disponível. As informações de horários e como chegar estão no link!
Custa 19€.