Pesquisar este blog

22 de novembro de 2012

Roteiro de viagem: Itália

Sou uma viajante feliz, amo quase todos os lugares que vou! Então imagina a minha alegria na Itália? Sempre gostei de ir para lá e já fiz alguns roteiros diversos, mas acho que ess foi a melhor viagem. Fiz com minha família, pais e uma irmã, e essa viagem só não foi melhor porque faltou Mirella, a outra irmã.

Como planejadora oficial das viagens familiares, organizei tudo com a validação do roteiro por mamãe  que sempre quis conhecer a Itália, e nada melhor do que passar pelas principais cidades para que ela ficasse com uma excelente impressão do país ( objetivo alcançado! Ela amou!! Rs).

A viagem durou ao todo 20 dias, mas antes fomos para a Espanha (Madrid, Toledo e Barcelona) e na Itália mesmo ficamos 10 dias.

Roteiro: Roma - Assis - Arezzo - Firenze - San Gimigniano - Siena - Firenze - Sirmione - Verona - Veneza - Milão


Voamos de Barcelona para Roma onde ficamos 3 dias, o que não é muito para uma cidade grande mas é tempo suficiente para ver os principais pontos turísticos da cidade e comer bastante. Vou falar bastante da comida porque sem dúvida, viajar pela Itália é fazer uma viagem gastronômica! 

Fontana di Trevi - Meu lugar favorito em Roma!
 Alugamos o carro em Roma de onde seguimos para Assis, cidade escolhida por mamãe já que ela é devota de São Francisco de Assis. A cidade é bem pequena mas a igreja é bem linda! 

Igreja de Assis
Passamos pouco tempo lá e decidimos parar em mais uma cidade no caminho para Firenze, como não tínhamos planejado essa segunda parada acabamos escolhendo Arezzo. Não achei nada demais a cidade, bem pequena e como chegamos um pouco depois do almoço estava tudo bem calmo e com pouca vida nas ruas. Talvez não tenha dado sorte no dia e hora que chegamos na cidade, mas mesmo assim não indico parar. 

No mesmo dia chegamos em Firenze, cidade que eu amo! Engraçado que sempre falaram muito dela e a primeira vez que fui achei que era uma cidade bonita mas super valorizada, fui conhecendo melhor e acabei indo para lá outras vezes e me apaixonei! Gosto do clima agitado, das pessoas na rua, a linda arquitetura da cidade, o Duomo, a gastronomia, enfim, virou amor! E com amor ninguém brinca....rs 

Ponte Velha em Firenze! 
Passamos um dia passeando pela cidade e visitando os pontos turísticos. O Uffizi é o museu mais famoso da região e conseguir comprar as entradas é bem difícil, sugiro a compra antecipada na internet. O problema que acabei comprando para as 14:00 e fomos depois de almoçar e tomar muito vinho, conclusão fizemos um tour a jato no museu porque estava todo mundo mole...rs Vale a visita anyway!

No dia seguinte seguimos para San Gimigniano, uma das grandes surpresas da viagem. Não conhecia a cidadezinha e fui por indicação de Ana, uma amigona, que me conhece bem e disse que eu ia amar o lugar! Um dos lugares mais charmosos que fui, uma vila murada, com ruas estreitas, num lugar alto, andamos pela cidade, compramos queijos e paramos para tomar um espumante numa praça movimentada. Uma manhã muito agradável sem dúvida! 

Pelas ruas de San Gimigniano

Meus pais no praça central de San Gimigniano
De lá seguimos para Siena, também já conhecia a cidade, ela tem uma praça central com um formato diferente e lá acontece o Palio, um evento onde eles correm com os cavalos (não me perguntem as regras que não sei explicar). Vale a parada nessa cidadezinha, acho que é uma das mais conhecidas da Toscana.

Siena

Catedral de Siena
Voltamos para dormir em Firenze, acho que isso nos ajudou um pouco, apesar de ficar indo e vindo acho que não ter que carregar malas e dormir no mesmo lugar mais de uma noite ajuda a descansar mais. Tive medo de ficar cansada demais, mas funcionou bem assim! E também não dirigia sozinha, sempre revezava com meu pai, na verdade ele dirigiu mais que eu! rs

Vista da estrada
No outro dia seguimos para o norte! Tinha decidido dormir em Verona, que ficava no caminho para Veneza e que também seria mais barato do que dormir por lá, além de que sabia que o estacionamento para deixar o carro antes de chegar em Veneza sairia muito caro.

Antes de parar em Verona, mais uma grande indicação de Ana, paramos em Sirmione, uma cidade linda que fica na margem do Lago de Garda! Sempre tive  vontade de conhecer os lagos da Itália mas não tinha tido a oportunidade. O lugar é sensacional! Almoçamos por lá num restaurante na beira do lago, tomamos um vinho delicioso e comemoramos mais um dia feliz da viagem! Achei que já tinha aproveitado bem o lugar quando decidimos alugar uma lancha para fazer uma passeio pelo lago e esse sim foi o ápice do dia! Sol forte, dia lindo, água azul - esverdeada! Amei muito e valeu cada centavo!!

Entrada de Sirmione
Vista de Sirmione no passeio de barco

Fomos para Verona e no finalzinho do dia já corremos para conhecer a casa de Julieta! O lugar é romântico mesmo sendo um lugar fictício, fora isso a cidade tem um centro agitadinho e um grande teatro que não deu tempo de conhecer. 

Casa de Julieta em Verona
Próximo dia: Veneza!!!! Decidimos ir de trem para pode ir mais tranquilos e não nos preocupar muito com o carro, como éramos 4 pessoas acabamos pagando bastante nas passagens (as únicas que eu não tinha comprado com antecedência....) mas no final até o passeio de trem foi divertido.

Veneza - vista do passeio de gôndola
Nem preciso dizer que amamos o dia em Veneza (sim, também conhecia a cidade mas também adoro andar por lá). Logo no começo do dia compramos uma garrafa de espumante e saimos bebendo pelas ruas, alegria na certa! Andamos pelos canais, fomos na piazza San Marco, andamos de gôndola (esse é um passeio bem caro, 80 euros, mas acho que vale a pena, desde que vc não esteja sozinha!). Decidimos não parar para almoçar num restaurante para aproveitar bem o dia e deixamos para jantar bem em Verona antes de ir para o hotel dormir.

Último dia na Itália e fomos para Milão pegar o nosso vôo de volta para Madrid, de onde voltaríamos para casa! Para poder aproveitar o dia acordamos bem cedo e fomos direto para o centro para ver a Catedral, o principal ponto turístico da cidade. Ficamos andando por ali mesmo, paramos para tomar uma cervejinha (vocês não tem ideia do calor que estava fazendo), fomos na Galeria Victorio Emmanuelle. Como nosso vôo saía no dia seguinte às 5:00 da manhã, decidimos ficar num hotel fora da cidade do lado do aeroporto para não termos problemas de chegar!

Cara de besta em Milão!

E assim acabou a nossa viagem!

Algumas dicas que podem ajudar quem for fazer uma viagem parecida:

- Fiz todas as reservas de hotel aqui no Brasil utilizando o Booking antes de ir, planejar bem a viagem antes fez com que tudo desse bem certo e não tivemos problemas com absolutamente nada.
- Todos os hotéis, com exceção de Milão, ficavam no centro e isso ajudava muito porque fazíamos tudo a pé.
- Reservei o carro aqui no Brasil também, achei o aluguel do GPS muito caro e acabei comprando um mapa das estradas da Itália e assim seguimos toda a viagem. A única dificuldade que tivemos foi entrar e sair das cidades grandes, mas mesmo assim, nos viramos super bem! Como sou mega comunicativa, muitas vezes parava para pedir ajudar e deu tudo certo!
- Cuidado com as regras do trânsito, preciso dizer que depois da viagem tive que pagar duas multas, uma na estrada porque entramos errado no pedágio para quem tinha o "sem parar" e papai resolveu dar ré e outra por rodar no centro de Firenze quando é proibido entrar de carro por lá!!! rs.... #micosdeviagem
- Beber nessa viagem é inevitável, sempre planeje fazer isso no final do dia e pense nisso quando for escolher os lugares para dormir.

Atualização: Fiz recentemente um post com dicas de hospedagens na Itália, clica lá para mais informações.

Deixem comentários com dúvidas e sugestões. Fico muito feliz em ler o que vocês escrevem!


21 de novembro de 2012

Roteiro Paris: Andando a pé


Eu gosto tanto de Paris que já fui 5 vezes por lá! E com certeza voltarei outras, já que agora estudo francês e um dos meus sonhos de consumo é passar um tempinho (um mês de férias quem sabe...) estudando!

Já fui em várias épocas do ano, mas a que mais gosto é na primavera! As pessoas estão mais felizes com o aumento da temperatura, quase não faz frio (cuidado que o tempo às vezes engana) e as árvores estão ficando floridas. 

Estive recentemente, no final de Maio, com minha irmã e como era a primeira vez dela na cidade fiz um roteiro para não deixarmos de ver nada! O tempo estava meio fechado e até fez um friozinho, mas aproveitamos mesmo assim!

Gosto de andar de um lugar para o outro, sempre acho que essa é a melhor forma de conhecer a cidade, e acho que Paris foi feita para isso! Apesar da cidade ser muito grande, os principais pontos de interesse são relativamente próximos e eventualmente pegamos o metro. Por isso acho importante investir num hotel bem localizado, você vai acabar economizando em transporte e tendo mais tempo para chegar nos lugares legais.

Montei algumas sugestões de roteiros que pode ajudar quem vai pela primeira vez na cidade e aproveitar a proximidade entre os lugares

Roteiro 1: George Pompidou - Prefeitura - Notre Dame - Saint German - Jardin du Luxembourg


Ficamos hospedadas próximo do George Pompidou e começamos nosso passeio andando até lá. Fiz um post sobre a hospedagem com mais detalhes. Dessa vez não entrei no museu (gosto bastante das obras modernas), mas gosto da arquitetura moderna do prédio. Vale a pena conferir as exposições disponíveis quando estiver na cidade! Do lado do museu tem uma área com várias esculturas, muito descoladas e coloridas! 



Logo ali fica o prédio da prefeitura (Hotel de Ville) que é bem imponente. Dessa vez tinham montado na frente uma arena para as pessoas assistirem os jogos de Roland Garros e nem com a mega estrutura que tinha em volta fez o prédio perder o charme.



Andando mais um pouco você encontra a Notre Dame logo do outro lado da ponte e vale a pena ir conhecê-la. Amo essa igreja! Acho ela linda e tem um charme todo especial! Adoro ficar olhando aquelas gárgulas que fazem caretas! Vale a pena dar uma volta e ver a estrutura da parte de tras também. O coreto e o parque parecem de uma cidade pequena. Não tirei fotos durante o dia e por isso coloquei essa que tirei a noite, olha que lua linda!


Atravessando mais uma ponte você chega em Saint Germain, um lugar bem agradável onde fica a Sorbone, vários bons restaurantes, crepes na rua e o Jardin du Luxembourg. Esse jardim é lindo! Agradável para ficar sentada vendo o tempo passar, descansando ou até fazer um pic nic no final do dia! No fim de semana ele está sempre cheio (quando o tempo está bom!). 


Roteiro 2: Louvre - Jardin du du Tuleries - Praça da Concordia - Igreja Madeleine 


Começar o dia no Louvre pode ser uma boa, já que o museu é enorme e você precisa estar bem descansada para aproveitar bastante (e ter paciência para brigar por um lugar para ver a Monalisa). Aprendi ao longo da vida que não adianta querer ver tudo que eu só me canso e acabo sem aproveitar, então normalmente pego o mapa do museu e escolho os setores ou temas que tenho interesse para poder começar por eles. Assim tenho certeza que vou ver o que gosto. Algumas vezes arrisco a conhecer algo novo, o que também gosto mas tudo depende do tempo que tenho e a minha disposição de passar horas dentro de um museu.

Saindo do Louvre, vale a pena sair caminhando no sentido do Arco do Carrossel e entrar no Jardin du Tulleries. Acho ele bem a cara de Paris e sempre me sinto meio local por lá, por mais que seja cheio de turistas...rs 
Vá andando até o final do jardim, que você chegará na Praça da Concordia, mais um cartão postal de Paris. 



Bem próximo está a igreja de Madeleine que é bem grande e chama atenção pela localização bem no meio da rua, o que dá ainda mais destaque para ela.


Logo ali perto tem uma Ladurée, a famosa loja dos macarrons (são caros mas deliciosos!) e também tem uma Fachon, outra doceria chique da cidade , que acabei sem provar (ficará para a próxima com certeza!). 

Como esse post está ficando muito grande vou dividir as dicas em outros posts, ok? Já viram que me empolgo mesmo falando de Paris....rs

Espero que gostem!




16 de novembro de 2012

Cidade que amo: Rio de Janeiro

O Rio é uma das minhas cidades favoritas no mundo, não só porque nasci lá (sim, sou uma carioca pernambucana) mas porque quando mais eu viajo mais eu tenho certeza que esse lugar é especial pela paisagem, clima, life style, por tudo isso junto!

No feriado do dia 01/11 fui para lá mais uma vez e apesar do tempo não estar muito bom, me diverti do mesmo jeito.

Chegamos na sexta quinta a noite e fomos jantar no ViaSete no Leblon. Não conhecia o lugar e achei a comida bem gostosa. O cardápio tem bastante opções! Valeu a pena conhecer.



Como o tempo estava meio fechado e não dava para ficar na praia vendo o tempo passar resolvemos fazer algo mais agitado e fomos andar de bike na lagoa! Alugamos uma das bikes do projeto BIKERIO que é bem fácil de fazer, basta ter o telefone e um cartão de crédito. Foi bem fácil o processo, liguei uma vez para cadastrar meu cartão e o tipo de crédito que queria (diário R$5,00 ou mensal R$10,00). 


Foi um passeio muito legal, só tinha dado volta na lagoa de carro e de bike é muito mais divertido, curtindo todo aquele visual! Só tem que tomar cuidado porque tem criança, velhinhos, gente lenta andando na mesma pista....

Depois do exercício, almoço gostoso no Gula Gula com um grande amigo e minhas melhores amigas! Nem preciso dizer o tanto que estava feliz! Adoro a comida desse lugar, tudo que como acho gostoso! E dessa vez a delícia do dia foi uma MARAVILHOSA torta de limão! Valeu cada caloria! 

A foto ficou meio ruim mas quis dividir aqui essa delícia!
Fomos tomar uma cervejinha no Barzin que estava lotado e achei ok, dizem que o bom de lá é a baladinha à noite, mas como estava com meus amigos e a turma da minha irmã estava tudo bom para mim!!
Sábado fomos tomar café da manhã no Talho Capixaba. Eles tem uns kits de café da manhã que são bem servidos, além de uns sanduiches que você monta como quer (escolhe os milhares de pães..humm deli!!) e para mim, eles tem uma das melhores empadas que já comi. A massa é bem levinha! Vale a pena ir lá qualquer hora do dia!

O fim de semana continuou com chuva, até fui na praia mas não dava para ficar muito tempo com aquele tempinho. O jeito foi fazer umas comprinhas...rs
 
Fim de tarde no Leblon! :)
Fui almoçar em outro lugar: O Santa Satisfação! É um bistrô bem pequeno que fica no leblon mas que tem uma comida deliciosa!
O jantar foi em outro lugar descolado o Venga! Ele é um bar de tapas espanhol muito descolado. Sempre tem gente bonita por lá. Conhecia o do Leblon (Rua Dias Ferreira) e dessa vez fui no de Ipanema, que achei maior e bem legal também! Vale tomar uma sangria!

Como vocês podem ver passei o fim de semana comendo e bebendo!

Com certeza esse é apenas o primeiro post sobre o rio, estou sempre por lá  quando posso e acabo conhecendo coisas novas!!

Espero que gostem das dicas!

Endereços:
ViaSete
Avenida Ataulfo de Paiva, 1240, Loja B Leblon
Telefone(s):
(21) 2529-2253
GulaGula
Av. Gen. San Martin, 1196
(Esquina Rua Rita Ludolf)
Leblon
Rio de Janeiro
(21) 2294-0650
(21) 2294-8792
Talho Capixaba
Av. Ataulfo de Paiva, 1022, loja A-B, Leblon
Santa Satisfação
Av. Ataulfo de Paiva, 1335 - A
Barzin
Rua Vinicius de Moraes, 75, Ipanema




13 de novembro de 2012

Experiências de Viagens: Banho Turco em Istambul

Ainda falando de Istambul, a grande surpresa das minhas últimas férias, não poderia deixar de contar da melhor e mais divertida experiência que vivi por lá.

Já sai do Brasil com a ideia do banho turco (tinha ido em um ótimo em Marrakesh e queria experimentar mais um...rs), o famoso Hammam, e logo no começo do dia em Istambul perguntei ao nosso guia qual era o melhor lugar para ir e ele gentilmente passou lá com a gente para fazer a reserva para o dia seguinte!

Eu, Mirella e Tainá (minhas irmãs) acordamos cedo e ansiosas para o nosso banho relax! Chegamos bem cedo no lugar, porque só tínhamos poucas horas antes do navio deixar Istambul e queríamos aproveitar bem até o último minuto do dia! 





O lugar estava vazio mas nos animamos com a parede de fotos das celebridades que já tinham ido ali. Existem vários pacotes de serviços: ficar apenas na sauna, sauna + esfoliação (foi o que escolhemos), sauna + esfoliação + massagem.

Uma senhora nos acompanhou até uma cabines individuais onde deveríamos trocar de roupa e pegar o roupão. Para garantir fomos todas de biquini para poder ficar mais à vontade.

A senhora não falava nada de inglês e nos dava ordens apontando (ela tinha cara de brava e até dava um medinho dela), nos deixou no lugar gigante com  um grande centro de mármore, com algumas torneiras baixas, funciona como uma sauna. Como não sabiamos quais seriam os próximos passos ficamos ali esperando e rindo! Como era muito cedo 08:30 da manhã não tinha mais ninguém, só depois de um tempo que chegaram umas mulheres com seus bebês!

O lugar tem 300 anos e tem cara de antigo mesmo! Não consegui tirar foto de dentro da sauna, mas peguei essa foto no site deles para dar uma ideia de como é o lugar. A esfoliação é feita nessa área em mármore gigante que fica no meio.



Logo em seguida chegaram três mulheres, uma para cada uma de nós, para fazer a espoliação que é maravilhosa! Elas no molham mais para que a pele fique molinha e começam a fazer a esfoliação com toda a força do mundo.... É uma faxina mesmo!!! Rs... O processo deve durar uma meia hora e depois elas deram banho (parece que vc tem 3 anos de idade porque elas lavam até o cabelo com você sentadinha no chão e uma cuia). A pela fica bem lisinha e linda!

Uma dica: além de levar uma roupa para trocar, aconselho levar um creme de cabelo! Saimos de lá mega descabeladas....

A experiência foi sensacional e indico para todo mundo! E antes que eu esqueça, esse lugar está entre os 1.000 lugares para ver antes de morrer, não que eu ache que essa seja uma lista obrigatória, mas já dá uma curiosidade!

Site: http://www.cagalogluhamami.com.tr/


8 de novembro de 2012

Dicas de New York: Restaurantes e Comidinhas

Já falei um pouquinho sobre New York por aqui mas dessa vez resolvi escrever mais algumas dicas para ajudar a minha prima querida que está indo para lá no comecinho de Dezembro.

Na última viagem por lá fui com minha irmã,sim ela virou uma grande companheira de viagem, e decidimos que íamos aproveitar e conhecer o máximo que conseguissemos nos 6 dias que ficamos por lá. Como boa amante de viagens passei muito tempo pesquisando lugares para comer e entre muitas dicas ficava difícil escolher. Esses foram os que mais gostei, espero ajudar vocês! 


Restaurantes



Havia lido em vários lugares falando do Balthazar e quis conhecer! Achei o lugar mega charmoso, com um estilo bem francês e resolvemos entrar  para almoçar.
Normalmente o lugar é bem cheio, como fomos almoçar tarde esperamos pouco, mas mesmo assim tinha uma espera.
Dividimos um cozinho super gostoso e tomamos vinho da casa. A comida estava bem gostosa!
Indico para quem está dando uma volta, ou fazendo compras, pelo Soho. Ele fica bem localizado numa rua com uma loja excelente de objetos de casa (Sur La Table: 75 Spring St.)
em frente e uma papelaria descolada do lado.
Endereço: 80 Spring St. Soho



O meatpacking district é uma região relativamente nova e cheia de estilo em NY. Por lá tem vários restaurantes badalados. Fui no Spice Market por indicação de uma amiga e adorei!
A decoração do lugar é linda e a comida, apesar de apimentada (para quem não gosta de pimenta vale perguntar antes de pedir o prato), também é muito gostosa!
Vale ir por lá no dia que vc está tranquila e quer um lugar descolado para tomar uns drinks e ver gente bonita. É um restaurante mas é mais agitado com um ambiente mais escurinho.
Endereço: Meatpacking District - 403 West 13th stree. Tel: 212.675.2322


Fonte da fonto: site do restaurante
Sem dúvida essa foi a experiência mais engraçada! Adoro comida chinesa e aprendi a comer várias coisas diferentes (e mais gostosas que o China in Box) com a minha amiga Jenny (seu pai é chinês e sempre vou com eles na liberdade). Queria conhecer um restaurante em Chinatown e achei esse num guia da cidade. Chegamos lá meio assustadas porque para encontrar o restaurante tínhamos que subir uns andares, o lugar era TODO, vermelho e dourado, uma decoração exagerada e brega que já nos fez rir muito logo ali.
Para pedir a comida foi outra aventura, os garçons não falam nada em inglês! Tentei perguntar se os pratos eram grandes e ele só dizia "no" e por via das dúvidas pedimos uma entrada e dois pratos porque queriamos provar várias coisas! Conclusão: tinha comida para umas 5 pessoas e éramos duas! Esse sem dúvida foi um dos melhores chineses que fui, não sei se foi a minha animação e o tanto que me diverti ou se a comida era boa mesmo, mas no final valeu muito a pena! Ah, o preço é ótimo, excelente custo - benefício!
Endereço: 18 East Broadway - Chinatown

Comidinhas



Esse dica é a mais conhecida de todas, mas eu simplesmente amei e comi quase todos os dias em que estive em NY. Ela ficou famosa por causa de uma rápida aparição em Sex and the City mas eu achei o cupcake bem gostoso além de bonitinhos.
São 5 lojas espalhadas pela cidade, a mais bonitinha que fui é a da Bleecker St. que fica no Soho.
Endereço: 401 Bleecker St. / Grand Central Station - Lower Level / 1240 Avenue of America /


Cara de maluca, mas era a única foto do sanduíche que tinha! Rs
Fui provar essa lanchonete que tinha uns hamburguers deliciosos, mas longe de ser o melhor que já comi na vida! Eles são gigantes e valeu a refeição!  Quando estava procurando o site para colocar aqui vi que eles são especialistas em Cheescake mas como eu já tinha visto uma Magnolia Bakery do lado resolvi deixar para comer a sobremesa por lá!
Endereço: Vi que tem vários mas fui na Grand Central Station




Dentro das inúmeras pesquisas que fiz antes de viajar, descobri essa indicação de um Falafel delicioso. Andamos bastante para chegar lá, porque resolvi conhecer tudo a pé e minha irmã quis me matar de tanto que andou, mas no final o falafel era realmente gostoso, além de ser bem baratinho! Aproveitamos uma praça que tinha próxima, almoçamos e descansamos por lá.
Endereço: 119 Macdougal St.

Rede de fast food saudável, já conhecia de Londres e amo o bolo de cenoura (estilo americano com aquele creme branco de manteiga!hummmm...) que eles tem! Vale a pena comer um sanduiche light ou uma salada quando não se quer perder muito tempo. A comida é bem saborosa e você consegue fugir do McDonald´s.

Ei, deixem comentários no blog! Queria muito saber se as dicas estão ajudando vocês.

28 de outubro de 2012

Istambul: Amor à primeira vista

Aproveitando o momento Salve Jorge que está todo mundo amando ver as cenas de Istambul. Decidi contar aqui a maravilhosa experiência que tive nessa cidade.
Tenho mania de tirar foto dos meus pés com o nome das cidades que vou! Literalmente, por onde andei!

Estive lá no final de Maio, a temperatura era agradável mas ainda fresquinha comparando com os outros lugares que fui na mesma viagem.

A primeira surpresa foi ver do navio aquela linda cidade cheia de mesquitas com grandes minaretes. Fiquei encantada e pulava de alegria! Sabia que o que vinha pela frente não ia me descepcionar.

Como erámos muitos (11 pessoas) optamos por contratar um guia local para nos acompanhar e mostrar toda a cidade e não nos arrependemos. Esse guia foi indicação de uma tia que tinha ido fazer o mesmo passeio no ano passado. O passeio começou as 8:30 quando o Alp já estava no porto nos esperando! A primeira parada foi na Hagia Sophia, uma mesquita linda!!!


Entrada, só sem sapatos!
Para entrar, temos que tirar os sapatos! E apesar do lugar ser limpo tem um cheiro de chulé gigante! Outro ponto importante, as mulheres precisam cobrir a cabeça (sempre ando com um lençol na bolsa para não deixar de entrar nos lugares). Também não se pode entrar de bermuda e com os ombros de fora.


O lugar das orações é isolado e duas vezes por dia a mesquita fica fechada para que as pessoas possam entrar para rezar nesse tapetão com esse lustre lindo!



Segunda parada: Mesquita Azul! Um dos lugares mais visitados de Istambul! Uma lugar lindo também e bem diferente das coisas que já tinha visto, na verdade, existem muitas coisas parecidas com o Marrocos,mas isso é assunto para outro post.


Sim , a mesquista azul não é azul por fora e sim por dentro com todos os mosaicos e símbolos ali existente. O lugar é mega imponente por dentro e passa uma paz grande apesar da quantidade de gente que tem por ali. Vale a pena subir e conhecer os mosaicos feito em ouro que ali se encontram.
Aqui não precisamos tirar os sapatos :) (o lugar era mais cheiroso também!).






O post está ficando gigante mas quero mostrar mais coisas de Istambul para vocês. Saimos de lá e fomos no Palácio Topkapi! Tinha visto em vários guias e também em um livro que tinha lido sobre a cidade que era um lugar imperdível e por isso fiz questão de ir lá também. O lugar é lindo e foi construído para sutões otamanos vivessem com as suas inúmeras mulheres. 
O lugar surpreende desde a entrada!


Eu e Tainá, minha irmãzinha!



O palácio tem bastantes cômodos que estão separados pela grande área. Vale a pena gastar um tempo por lá conhecendo tudo.


Vista do Rio Bósforo do Palácio Topkapi


Próxima parada: o almoço que estava incluso no nosso passeio. Eram pratos prontos mas podemos provar uma salada típica e um kebab bem gostoso. Também provei a cerveja turca Efes, que achei bem gostosa! Não sou uma especialista em cerveja mas gosto sempre de provar as cervejas locais :)


Para mim uma das maiores surpresas foi conhecer a cisterna. Entramos por lá numa escadinha pequena e lá embaixo era um lugar enorme, com pouca luz e bem úmido (claro, é um lugar para guardar água...rs)! As fotos não ficaram muito boas por causa da falta de luz mas vale muito a pena ir até lá.



Segue abaixo o mapa de onde fica a cisterna. Ela fica muito próxima dos principais pontos turísticos da cidade.
   
                                


Informações adicionais:

Guia local: Alp ou Baskut
Preço: 75 euros/pessoa (incluindo almoço)
Almoçamos no Khorasani

Obs.: Antes de ir li um livro chamado Istambul de Orhan Pamuk, que fala bem da cidade e despertou o meu interesse por essa cultura tão diferente! Indico para quem quiser conhecer um pouco mais.